Nota do Coletivo Quilombo sobre a morte do Líder Quilombola Binho

binofg

O líder Quilombola Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, 36 anos, conhecido por todos como “Binho do Quilombo”, foi executado com mais de 10 tiros, na manhã desta terça-feira (19/9), na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador – RMS.

De acordo com informações preliminares, o assassinato brutal de Binho, aconteceu por volta das 9h, em frente à Escola Municipal Nova Esperança, em Pitanga de Palmares. Homens não identificados, a bordo de um veiculo branco, chegaram e dispararam vários tiros contra o líder quilombola.

O assassinato brutal de Binho acontece após diversas ameaças recebidas por ele, de pessoas que queriam acabar com o Quilombo Pitanga dos Palmares. As investigações precisam ser rápidas, para que esse crime seja punido.

Binho do Quilombo era casado e é filho da ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município, Maria Bernadete Pacífico. O líder comunitário, além de músico, era um grande militante na luta pelas comunidades quilombolas, especialmente a de Pitanga de Palmares.

Neste momento conturbado e caótico da conjuntura política brasileira, onde a população sofre com retirada de direitos e com o agravamento dos problemas sociais que atingem principalmente as minorias sociais e étnicas, o Coletivo Quilombo se soma à luta contra a criminalização dos movimentos sociais e de suas lideranças, uma prova disso, é que casos como este vem acontecendo com mais frequência no nosso país, diante disso, precisamos garantir a vida daqueles que lutam por causas que transformam a nossa sociedade.

O Coletivo Quilombo manifesta pesar pela morte do companheiro Binho, e se solidariza com a Sra. Bernadete (mãe da vítima) e todos os familiares e amigos. Vale ressaltar que luta dele não será em vão! Não irão calar a voz dos movimentos sociais!

Binho Quilombola, Presente!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s