13º CONEB reunirá CAs e DAs de todo o Brasil para debater o Plano Nacional de Educação

do site http://www.une.org.br

Debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) vai dar o tom da programação desta edição do Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE

A contagem regressiva já começou para um dos principais fóruns do movimento estudantil: o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE (CONEB). Em uma semana, estudantes de aproximadamente 3 mil estudantes, representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos (DAs e CAs) de todo o Brasil estarão reunidos em Conselho para decidir os rumos que o movimento estudantil vai tomar no próximo período.

Os debates do 13º CONEB vão girar em torno do novo Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2011-2020. A princípio, o Plano contempla um conjunto de medidas propostas pelo movimento educacional e aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). No entanto, o documento apresentado pelo governo e que está em tramitação no Congresso Nacional traz limitações, na comparação com as resoluções saídas da Conferência. Há, por exemplo, a retirada da proposta que direciona 10% do PIB para a área e da aprovação de políticas afirmativas, além da ausência de estratégias mais concretas de regulamentação do ensino privado.

Ainda no tema do financiamento, ganha relevância a proposta de que 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal sejam aplicados na Educação. O Projeto de Lei capitaneado pelas entidades estudantis e aprovando pelo Congresso que garantiria a destinação foi vetado pelo ex-presidente Lula no final de 2010.

Uma das mesas de debate previstas contará com a presença das entidades mais representativas do movimento educacional brasileiro e que demonstraram unidade com as entidades estudantis durante a CONAE. Entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

“Cabe agora ao movimento social se debruçar sobre o Plano e iniciar um grande processo de mobilização de forma unificada em torno de bandeiras a serem incluídas na discussão no Congresso Federal. Agora, mais do nunca, este será o tom do CONEB e do Encontro de Grêmios da UBES”, afirma o vice-presidente da UNE, Tiago Ventura.

Jornada de Lutas 2011
Na plenária final do evento serão aprovadas as agendas sobre as quais o movimento estudantil se debruçará e assim será lançada no 13º CONEB a Jornada de Lutas da UNE da UBES 2011.

O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, estará à disposição para esclarecimento de dúvidas no e-maillfelipemaciel@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 8525.1200.

Acompanhe mais informações sobre o 13º CONEB da UNE nos próximos dias.

Anúncios
Esse post foi publicado em bienal da une, coneb, movimento estudantil, UNE. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s